quarta-feira, 7 de março de 2012

neste dia muito muito especial....

Faz hoje um ano que tive o acidente.

Faz hoje um ano que a minha vida mudou, rumou outra direcção. Ou pelo menos começou a mudar de direcção. Faz hoje um ano que começava um grande novo ciclo na minha vida.
Acho que foi mesmo o marco para que a DM se tornasse diferente. Diferente do que sempre foi.

Já passou, já passou tudo no sentido fisiológico, clínico e quase que anatómico também. Mas ficou a outra marca. Muito maior que a cicatriz que agora tenho no joelho e ainda mais marcada que os 5 pontos que tenho em torno do joelho.
Fisicamente só falta mesmo a alta para o ski e para o jump. Ontem voltei ao combact....fisicamente estou quase igual. Quase, porque não fiquei como as minhas velhotas - com o boletim meteorológico no joelho, mas sinto muito mais o frio no joelho esquerdo - e, em movimentos a que volto agora... sinto alguma coisa "lá dentro". Mas tudo retorma a minha normalidade do ponto de vista físico....

Aprendi sobretudo que em segundos a nossa vida pode mudar. Em segundos, tudo pode ser alterado, tudo pode deixar de ser de uma maneira para ser de outra. Que a vida é o agora.... que os planos que traçámos podem ser alterados e, nós que os traçámos podemos não conseguir alterar o que quer que seja. Só podemos mesmo viver os planos que a vida decidiu para nós...
Hoje passado um ano, estou a aprender a viver o dia a dia. Sem tanta certeza, com insegurança, com o medo controlado, sem medo da perda de pessoas e sem sofrimentos antes de tempo. Sem medo de viver, porque não estou a pensar tanto no futuro como pensava até Março de 2011... Hoje tento viver o dia sem pensar muito no amanhã, porque este mesmo amanhã pode ser tão diferente do que planeámos, tão diferente do que achámos que a vida (a nossa vida) ia ser. Hoje passado um ano estou tão diferente.... Tão diferente em tanta coisa....
Faz hoje um ano em que tudo começaria a mudar em mim. Hoje, passado um ano estou e sou 1 D completamente diferente do que era até 2011. Começei a mudar, ainda tenho muito pela frente... mas já estou tão diferente. Como diz a Coach "estou uma menina muito crescida e adulta".

No entanto, estou mais calma a andar e sobretudo quero ter mais calma no meu viver, na tomada das minhas decisões e sobretudo mais calma no dispender de energia.... Hoje, passado um ano sinto que só a quero dispender onde acho mesmo (onde tenho a certeza) que vale a pena gastá-la. E sobretudo com quem acho que vale mesmo a pena dispender energia....
Aprendi ainda que precisamos sempre dos outros, precisamos sempre de todos os que estão à nossa volta e até daqueles que pensávamos que não estavam ou que nem nunca estiveram. Quando achávamos que eramos fortes e capazes e independentes de tudo e todos, passamos em segundos a precisar de toda a gente e de tudo.
De repente somos tão fortes e segundos depois frágeis. Senti pela segunda vez na vida o que é ser frágil e vulnerável.... Senti-me completamente dependente.

A maior lição de todas, mas que só agora passado um ano (exactamente agora) é que percebo que começei a ter o primeiro sinal da vida sobre: tem paciência, aprende a esperar, calma, a vida não é sempre como queres, da maneira que queres no timming que queres. O aqui e o agora nem sempre podem ser decididos por ti....
Começei a aprender com a fisioterapia antes da cirurgia e com mais fisioterapia depois que na vida nada acontece por acaso, e sobretudo acontece quando tem mesmo de acontecer.
APRENDE A ESPERAR DM. APRENDE A SER PACIENTE DM. APRENDE  A RESPEITAR O TIMMING DA VIDA DM. APRENDE A SABER VIVER!


Por tudo isto quero sem dúvida agradecer de forma muito muito especial:
- ao paizão (é que o meu é mesmo o melhor do mundo!)
- à R (é mesmo a madrasta música no coração)

À família toda, mas em especial ao fisioterapeuta particular: o primo D, à Tia M (o dr João Lacerda fez mesmo um grande trabalho) e ao Tio J.
A FM e à RES por tudo o que me ajudaram no hospital... foram a minha perna esquerda no hospital e a terapia psicológica de reabilitação diária. Ajudaram-me e deram-me a possibilidade de continuar a trabalhar.

Aos amigos todos mas em especial à M pelos mimos e paciência. À TT por ser a minha batedora privada em saídas à noite. À CFM (a J também ajudou porque já estava lá dentro) e à RB as batedoras da praia e ao mesmo tempo as colegas que permitiram mudar o planeamento das aulas na faculdade e que me deixaram ter a cirurgia logo em Maio. E aos Bés.

Ao P.

E à minha anjinha privada desde há anos e de forma diária.... acho que conto pelos dedos de uma mão os dias em que não falámos (nem que seja por sms ou mail) nestes mesmo anos... foste para lá de inexcedível comigo. Nunca nunca nunca falhaste no que quer que seja... nunca.
Por isso, hoje tenho mesmo de ter um jantar especial contigo.... DA sem palavras para te agradecer o que tens sido, mas sobretudo o que foste neste último ano. Por mais que viva acho que não consigo retribuir o que me ajudaste nesta reabilitação.
Foi há exactamente um ano que tudo iria começar.

Sem comentários:

Enviar um comentário